27 de agosto de 2015

Este video dá que pensar

Apesar da ironia de este ser um vídeo apenas possível de chegar até nós devido/graças à tecnologia que torna o mundo mais pequeno, a verdade é que este conflito de gerações leva a questões mais profundas do que simples brincadeiras de criança (sendo elas um tema já bastante profundo!).

Qual é a educação que estamos a dar às nossas crianças? Como podemos desenvolver nelas o equilíbrio entre as ferramentas virtuais sem as quais, na realidade, dificilmente conseguirão vingar no mundo, e as pequenas e simples coisas da vida?

É um, senão O, desafio da Sociedade actual: como educar as mentes do futuro com base em valores como Família, Natureza, Simplicidade, quando a importância do Virtual cresce diariamente? Como reconectar as crianças com as suas famílias, como transformar a tecnologia numa ferramenta válida em vez de um casulo antisocial?  Como quebrar o enclaustro dos smartphones e potenciar a brincadeira, desenvolver a capacidade de apreciar a Natureza, estimular os laços sociais presentes e presenciais?

Veremos o que nos traz o Futuro. Mas saberemos nós realmente qual o Futuro que queremos?


Sem comentários:

Enviar um comentário